WhatsApp : (11) 99119-5050

4 Ps do Marketing: Conheça mais sobre esse conceito e suas vantagens

jan 17, 2019

0
4 Ps do Marketing: Conheça mais sobre esse conceito e suas vantagens

4 Ps do Marketing: Conheça mais sobre esse conceito e suas vantagens

Alguns conceitos do marketing são fundamentais para que sua empresa consiga estabelecer ações de planejamento realmente eficientes. Um deles é composto pelos 4Ps, que agrupam uma série de termos simples, mas essenciais para qualquer estratégia. Conheça mais sobre esse conceito e quais são as suas vantagens.

Mix ou Composto de Marketing

Os 4Ps do marketing também são conhecidos como Mix ou Composto de Marketing. Eles representam os quatro pilares de qualquer estratégia de vendas de uma empresa: produto, preço, praça e promoção. Ainda que existam outros, esses conceitos são considerados os mais importantes para que qualquer empresa consiga alcançar os objetivos determinados.

Toda estratégia de marketing envolve diversas variáveis em sua elaboração. Elas podem ser controladas e metrificadas de forma que ofereçam informações importantes para entender a resposta do consumidor perante a ação. No entanto, os 4Ps são considerados a base de qualquer planejamento, por isso, jamais devem ser descartados.

O conceito dos 4Ps é atribuído a Philip Kotler, um dos grandes gurus do Marketing. No entanto, essa estratégia foi baseada nos estudos feitos em 1949 por um professor de publicidade da Universidade de Harvard, chamado Neil Borden, e depois aprimorada por outro professor universitário, Jerome McCarthy.

O que significam cada um dos 4Ps

Para entender como o Composto de Marketing deve funcionar, é importante analisar cada um de seus elementos separadamente e, assim, compreender como eles devem ser integrados dentro de um planejamento. Dessa forma, conheça os Ps:

Produto

Toda empresa tem um produto ou um serviço que precisa ser vendido para seus consumidores. No entanto, para que ele realmente seja um objeto que desperte a atenção do cliente, a equipe de Marketing precisa entender e definir suas características, suas reais funções, quais necessidades ele deve preencher e os diferenciais.

Preço

O preço não é somente o valor que sua empresa vai cobrar pelo produto ou serviço a fim de ganhar dinheiro, obter lucros e pagar as despesas. É também uma forma de posicionamento, já que marcas consideradas valiosas pelos clientes tendem a sobreviver no mercado. Dessa forma, a precificação se torna um elemento importante para atribuir destaque ao que você oferece, mas dentro de uma margem possível – nem tão caro que afaste as pessoas, nem tão barato que desvalorize sua marca.

Praça

Canal de Distribuição e Ponto de Venda são outros nomes pelos quais esse conceito é conhecido. Ele diz respeito ao local onde sua empresa vai disponibilizar seu produto ou serviço, ou seja, onde o consumidor vai encontrá-lo. Atualmente, isso não se limita apenas a lojas físicas, mas também na internet. Por isso, não importa apenas o espaço, mas especialmente como ele é apresentado e distribuído.

Promoção

Quando se fala desse P, estamos nos referindo a como promover seu produto– não apenas promoção ligada a descontos. São as formas de divulgação e comunicação utilizadas para que sua marca chegue até os olhos e ouvidos do consumidor e desperte sua atenção. Entenda como promover seu produto.

Além dos 4Ps

Existem empresas que trabalham com o conceito de 8Ps: além dos termos citados, também entram processos, pessoas, posicionamento e produtividade. Assim como os quatro primeiros, eles devem ser elaborados de forma integrada com todo o planejamento, a fim de que se alcance os objetivos. Em todo o caso, ter os 4Ps já é suficiente para colocar seu plano em ação.

Gostou dessa estratégia? Acredita que sua empresa pode se beneficiar dela? Entre em contato conosco via formulário ou pelo WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *