WhatsApp : (13) 99164-2015

Como melhorar sua prospecção de clientes na internet?

Maio 15, 2018

0
Como melhorar sua prospecção de clientes na internet?

Como melhorar sua prospecção de clientes na internet?

A internet é uma grande aliada de empresas de qualquer ramo e porte. Ela é capaz de interligar empresas aos seus consumidores de maneira rápida e eficiente, prospectando mais vendas e maior lucro para as empresas.

A vida dos compradores por sua vez, também é facilitada. Com um smartphone, tablet ou notebook sempre acessível, é possível adquirir produtos dos mais variados tipos, através de simples cliques.

O mais interessante das vendas pela internet é que elas não se limitam às empresas que comercializam produtos através de suas lojas virtuais, mas as prestações de serviços também estão presentes fortemente nesse ambiente. Corretagem de seguro, contratação de planos, consultorias, entre tantos outros.

Além disso, as empresas que não possuem ainda de fato, uma loja virtual, podem contar com a internet para prospectar seus produtos da loja física, como forma de incentivo às visitações.

Apesar dessas facilidades, o setor de vendas, de marketing e de relacionamento com os clientes deve estar atento às estratégias para prospectar sempre novos clientes, por meio da internet. Mas afinal, como conseguir essa prospecção em meio a tantas concorrências? Veja a seguir:

Estratégias de prospecção pela internet

Algumas etapas devem ser realizadas para que a prospecção ocorra de maneira efetiva. A primeira delas é conhecer o seu público-alvo para garantir estratégias eficientes. Criar personas é uma das formas de dimensionar essa característica, que nada mais é do que perfis fictícios do cliente ideal para o produto ou serviço.

Para isso, é preciso analisar os dados obtidos a cada venda. Com as informações do cliente que adquiriu o produto, ofereça conteúdos gratuitos em troca dos seus dados, e determine as informações mais relevantes para determinar a persona, como idade, profissão, sexo, hobbies, desejos, ambições, problemas etc.

Determinada a persona e, consequentemente o público-alvo, é muito importante aumentar a participação da empresa na internet, principalmente nas redes sociais. Investir em conteúdos segmentados para cada rede traz mais visibilidade à empresa e seus produtos e aumenta sua credibilidade junto aos clientes. Isso acaba prospectando mais procura e mais venda.

Reforçar a comunicação com seu cliente também está fortemente relacionado às novas oportunidades de venda. Com o aumento da participação na internet, a comunicação por sua vez, também aumenta e isso é muito positivo para a empresa. Além das redes sociais servirem para divulgar seus produtos, serviços e conteúdos, também servem como ótimos canais de comunicação com os clientes.

Através dos chats do Facebook, LinkedIn, Instagram, do próprio site da empresa e pelas respostas nos posts dessas redes, é possível atender às demandas dos clientes, suas dúvidas referentes aos produtos ou serviços, receber críticas, sugestões, elogios, pedidos, entre outras relações de venda. Essa é uma estratégia de competitividade no mercado de atuação para atrair e fidelizar mais clientes, e assim, aumentar as vendas.

Além de todas essas estratégias, a última é a mais importante: concretizar a venda do produto ou do serviço. Criar em seu site ou blog, links de call-to-action podem ajudar nessa tarefa. Esses são links que geralmente estão localizados no final das páginas, que levam os usuários a realizar ações, com o principal objetivo de direcioná-los para uma landing page. Muitas vezes, os usuários abrem o link de determinado produto em seu site e não realizam a compra de fato. Por isso, o link call-to-action é instigante para a ação principal: a venda.

Procura por consultoria em marketing digital? Entre em contato com a Seek Web através do Whatsapp: (11) 99119-5050 ou pelo preenchimento de formulário no site ao lado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *