WhatsApp : (13) 99164-2015

Growth Hacking: Entenda o que é e como aplicar na sua empresa

dez 27, 2018

0
Growth Hacking: Entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Growth Hacking: Entenda o que é e como aplicar na sua empresa

Se todos os concorrentes estão evoluindo ficar parado não é realmente ficar estagnado, mas sim ficar para trás. Portanto, a busca por crescimento das empresas tem sido uma prioridade cada vez maior, fazendo com que conceitos e teorias sejam criados para fazer com que este crescimento seja mais eficiente. O Growth Hacking é um destes conceitos. Confira o que ele é e como aplicá-lo na sua empresa!

O que é growth hacking?

O Growth Hacking é um conceito muito popular, inicialmente abraçado por empresas de tecnologia, mas que vem cada vez mais se adaptando e conquistando um público de outras áreas.

Esse termo surgiu do inglês, “hacking”, que são os mesmos que encontram falhas de segurança em um computador ou uma rede e exploram essas brechas para invadi-la. A ideia tem um mérito parecido, mas um pouco diferente. O Growth Hacker irá analisar a empresa, e encontrar oportunidades para o crescimento, do mesmo modo que o hacker encontra vulnerabilidade para entrar no computador. O Growth hacking então, é um “atalho” para o crescimento.

Porém, não entenda errado. O “atalho” não é uma ideia genial que irá mudar a empresa da noite para o dia, ou algo que corta o caminho através de menos trabalho. Pelo contrário. O growth hacking funciona e é importante por conta da quantidade de pensamento, preparação e planejamento para essa solução.

Ao final deste texto você vai entender melhor como funciona o Growth Hacking, mas caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Por que ele é tão importante?

Aplicar esse conceito é importante porque ele trabalha diversos aspectos da empresa. Não existe, ou rarissimamente existe, um crescimento exponencial composto por uma única ação. A vantagem ocorre por conta de diversas pequenas melhorias em variados aspectos da empresa, que se combinam para gerar um grande salto positivo.

Isso significa que a gestão faz diversos experimentos para reconhecer o que pode ser melhorado e o que não pode, fazendo análises mensuráveis sobre todos os aspectos da empresa. Isso retorna uma espécie de conhecimento sobre o próprio negócio que é muito valioso, o que fica bem claro, ao discutir a sua aplicação.

Como aplicar o Growth Hacking?

Primeiramente, não existe uma fórmula exata para aplicar o Growth Hacking. Ao entender um pouco melhor o conceito, fica claro o porquê. Como ele visa encontrar oportunidades dentro da empresa, é preciso conhecê-la muito bem, e cada uma tem o seu conjunto de forças e fraquezas que devem ser explorados e corrigidos. O que funciona para um, não necessariamente funciona para o outro.

Porém, existe um certo caminho que pode ser seguido para ajudar a começar essa implementação. Confira:

  1. É preciso entender os principais problemas que afetam a empresa;
  2. Encarar esses problemas e pensar em ideias para resolvê-los;
  3. Começar os processos de testes mais simples para validar as ideias;
  4. Colher informações e perceber o que deu certo e o que não deu certo nesses testes;
  5. Usar todas essas informações para fazer novos testes.

É uma linha de raciocínio bem óbvia, que visa fazer exatamente o que o Growth Hacking se propõe. Reconhecer os problemas e implementar soluções para eles.

Como dito, não existe fórmula mágica para fazer a sua empresa explodir. É um processo que demanda tempo e muito trabalho. Para começar, você pode fazer o mais simples, e ajudar a sua empresa a otimizar os processos que ela já faz. Outra ótima ideia para quem está começando, é observar os líderes de mercado. É óbvio que não adianta segui-los “cegamente”, mas ter uma ideia do que eles fazem pode ser uma luz para o que aplicar na sua empresa.

Se quiser saber mais sobre o Growth Hacking e contar com ajuda profissional para implementá-lo na sua empresa e vê-la crescer, preencha o formulário de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *