WhatsApp : (13) 99164-2015

Análise de mercado: entenda para que serve e como fazer a da sua empresa

mar 26, 2020

0
Análise de mercado: entenda para que serve e como fazer a da sua empresa

Análise de mercado: entenda para que serve e como fazer a da sua empresa

Uma análise de mercado ajuda empresas a entender melhor as circunstâncias do mercado, da concorrência e as tendências do consumidor em um determinado ramo. Neste texto, vamos explicar para que serve e como fazer uma análise de mercado para a sua empresa. Se este assunto interessa a você, acompanhe conosco.

O que é Análise de Mercado

Análise de mercado é um estudo feito pelas empresas para entender melhor os potenciais e os desafios de determinado ramo comercial. Estas análises podem ser feitas antes de a empresa ser formada; em um momento de mudança de modelo de negócio; ou ainda durante a atividade empresarial, para avaliar os rumos do empreendimento.

Várias informações podem ser obtidas por meio de uma análise de mercado. Veja algumas das principais:

Mercado consumidor: estima o número de pessoas que compõem o mercado consumidor de determinado ramo de negócio em um local. Por exemplo: quantidade de pessoas que compram em supermercados na Zona Oeste de São Paulo.

Receita do mercado consumidor: quanto dinheiro os consumidores deste mercado podem gerar em receita aos negócios deste ramo.

Quantidade de concorrentes: levantamento fundamental para descobrir com quantas outras empresas será dividido o mercado.

Market Share (para empresas que já atuam no ramo analisado) : qual a porcentagem do mercado que a sua empresa detém.

Análise de preços da concorrência: saber quanto a concorrência cobra pode ser uma referência para a sua precificação.

Levantamento de fornecedores : os fornecedores também entram nesta equação. Análise pode encontrar formas mais econômicas de preencher seus estoques, entre outras informações, dependendo das necessidades de sua empresa no momento em que ela se encontra.

Para que servem as análises de mercado

Empresas realizam análises de mercado por vários motivos. Os principais são:

Descobrir potencial de faturamento : para empresas que estão em processo de implantação ou de mudança no modelo de negócio, saber quanto se pode faturar é fundamental para aferir a rentabilidade da entrada em um novo mercado.

Detectar riscos : análises de mercado ajudam empresas a entender e mensurar melhor os riscos que correm, sejam eles internos ou externos. Podem aferir os impactos da concorrência e suas medidas, fatores extraordinários que influenciam nos negócios, entre outros.

Tendências do consumidor : o comportamento dos consumidores é fluído e pode se alterar constantemente. Algumas tendências podem ser detectadas, ajudando na prevenção de mudanças e na tomada correta de decisões que levam mais solidez ao seu negócio.

Como fazer análise de mercado na sua empresa

Quem faz análise de mercado precisa de informações sobre a própria empresa e também sobre cenários externos.

Para obter os dados do seu negócio, utilize os relatórios de sua plataforma ERP, caso utilize. Se não, converse com sua equipe contábil para gerar indicadores sistematizados do seu negócio.

Para entender o consumidor, uma boa ferramenta são as enquetes em redes sociais, que podem ajudar a compreender melhor as demandas e desejos do seu cliente.

Para obter dados externos, você pode, de maneira mais ampla, buscar indicadores em plataformas como IBGE e outros sistemas públicos e privados, ou ainda contar com o serviço de uma empresa especializada em pesquisas de mercado para analisar a concorrência.

Conheça nossos serviços em Marketing Digital. Deixe seus dados em nosso formulário ou mande um WhatsApp que retornamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *