WhatsApp : (13) 99164-2015

Branding X rebranding: qual a diferença entre as duas estratégias?

jan 2, 2020

0
Branding X rebranding: qual a diferença entre as duas estratégias?

Branding X rebranding: qual a diferença entre as duas estratégias?

A reputação de uma marca é algo de suma importância para qualquer empresa. Quanto mais conhecida, mais ela conquista clientes e aumenta o seu valor como marca, tanto financeiramente quanto no coração dos clientes.

O marketing é o grande responsável por gerir estas marcas. Por isso, está sempre criando estratégias para aumentar seu valor e sua percepção. Daí vem os conceitos de branding e de rebranding.

Embora possa parecer que são coisas parecidas, os dois termos possuem diferenças. Mas para conhecê-las, é preciso entender o que é branding e o que é rebranding. Continue lendo o texto para saber mais sobre estes termos.

O que é Branding?

Falar de branding é ter como referência um conjunto de conceitos de marketing cujo objetivo principal é consolidar o valor da marca de uma empresa no mercado. Isto tudo através de ações, planos e estratégias de marketing online e off-line.

Para que o objetivo seja alcançado é necessário fazer uso de várias ferramentas de marketing. Esta variedade de ferramentas é que, justamente, irão ajudar a fortalecer a imagem e a identidade da marca. A ideia é resultar numa percepção positiva da marca perante os clientes e prospects das empresas.

O branding tem como principal função possibilitar a transferência dos ideais e valores de uma marca para o seu público alvo. Isto acaba gerando uma identificação entre os consumidores dos produtos e serviços da empresa e a marca.

Uma organização que se preocupa com seu sucesso deve investir pesado no conceito estratégico de branding desde quando é criada. Assim, ela constrói sua imagem passa a passo, seguindo seu crescimento em seu ramo de negócios.

O que é Rebranding?

O Rebranding se faz necessário quando a cultura da marca estiver passando por alguma mudança ou reajuste significativo. Existe a ideia errônea de que este termo está ligado diretamente à mudança na identidade visual da marca. No entanto, isto é apenas uma das possibilidades de rebranding.

O Rebranding, na verdade, é referente a um reposicionamento da empresa no mercado em que atua. Ou seja, ele é realizado quando a organização quer modificar seus rumos. Seja por causa de uma crise, por mudança de postura, modernização da marca, etc.

Branding X Rebrandig: qual a diferença?

Ao falarmos de Branding, estamos mencionando o começo da construção da identidade da marca. Em essência, esta estratégia cria o posicionamento da marca e trabalha para transmiti-lo aos seus consumidores e futuros clientes.

O Rebranding, no entanto, é realizado quando esta identidade e posicionamento já existem. A marca já possui uma direção e deseja modificá-la. O processo de Branding já foi realizado e agora foi detectada a necessidade de fazer alguns ajustes, sejam eles radicais ou não.

Muitas empresas realizaram mudanças em sua marca nos últimos anos. Algumas sutis e outras, nem tanto. Querem exemplos? As Havaianas, a Skol e a Natura são algumas delas.

Gostou do artigo? Leia mais sobre marketing digital no nosso site. Acesse a página e entre em contato conosco para tirar dúvidas, dar sugestões e solicitar orçamentos através do formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *