WhatsApp : (13) 99164-2015

Gatilhos mentais: saiba como eles são utilizados no Marketing de Conteúdo

set 5, 2019

0
Gatilhos mentais: saiba como eles são utilizados no Marketing de Conteúdo

Gatilhos mentais: saiba como eles são utilizados no Marketing de Conteúdo

Os gatilhos mentais são ferramentas utilizadas em estratégias de Marketing de Conteúdo que têm como intuito provocar estímulos nos leitores, influenciando a área de tomada de decisões do cérebro. Este recurso é aplicado, de modo a impulsionar as taxas de conversão de leads e as vendas.

Para ser bem aplicada, a ferramenta dos gatilhos mentais requer que os responsáveis pela empresa e seu setor de marketing compreendam de maneira aprofundada a identidade e as demandas do público-alvo ao qual eles serão direcionados. A partir disso, é possível escolher quais gatilhos mentais utilizar para gerar um campo de influência mais eficiente.

Você conhece o conceito de gatilhos mentais? Nos próximos tópicos, apresentaremos em maiores detalhes o modo de funcionamento deste recurso e como ele proporciona resultados eficazes para o bom desempenho das empresas quando aplicados na estratégia de Marketing de Conteúdo. Acompanhe!

O conceito de gatilho mental

Do ponto de vista da psicologia, os gatilhos mentais são estímulos externos ou internos que fazem com que nós, naturalmente, reajamos de determinadas maneiras, tanto para o “bem” quanto para o “mal”.

Nesse sentido, um “mau gatilho”, ou um estímulo externo ruim, pode causar situações de ansiedade, desconforto, isolamento, desânimo, pânico etc. Por outro lado, um “bom gatilho” mental tem a capacidade de influenciar positivamente o estado em que a pessoa se encontra, trazendo sentimentos como tranquilidade, motivação, alegria, leveza, determinação, coragem etc.

No nível mental, um gatilho funciona por meio de correlações, correspondências e associações. Isso significa dizer que, ao acessar o estímulo, a consciência da pessoa é imediatamente transportada para a experiência e/ou sentimento ao qual aquele determinado gatilho é relacionado.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp!

Aplicando os gatilhos emocionais no Marketing de Conteúdo

É devido a essa capacidade de associação e correlação natural que a ferramenta dos gatilhos mentais é amplamente aplicada nas estratégias de Marketing de Conteúdo. É preciso escolher a linguagem certa nos textos e as imagens adequadas que causam os sentimentos pretendidos. Ambas as formas de mídia são as mais adotadas para esse tipo de marketing, porém outras podem ser utilizadas.

Por exemplo, quando você está lendo uma postagem em um site de passagens áreas sobre os pontos interessantes de se fazer uma viagem para o Chile, por exemplo, e o texto está recheado de imagens das montanhas nevadas e pessoas tendo uma boa experiência, a tendência é que você se sinta positivamente influenciado, certo? Este seria, portanto, um case de sucesso de utilização dos gatilhos mentais para auxiliar no aumento de vendas.

Despertando o interesse do consumidor

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo que utiliza de maneira contundente os gatilhos mentais precisa fazer com que o cliente de fato seja envolvido, fazendo despertar o interesse por aquele produto e/ou serviço que a empresa está oferecendo.

Para atingir isso, como dissemos anteriormente, é necessário que a linguagem dos textos esteja adequada às especificidades do público-alvo.

Além disso, ela precisa ser clara e dinâmica o bastante para fazer com que os leads se atentem com a sua ação e a compreendam verdadeiramente, posteriormente, com o efeito causado pelos gatilhos mentais presentes no conteúdo, o interesse gerado pelo texto é convertido em maiores taxas de conversão e fidelização de clientes.

Somos uma empresa de consultoria em Marketing Digital. Entre em nosso site e preencha o formulário de contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *