WhatsApp : (13) 99164-2015

Por que é importante analisar o comportamento do meu consumidor?

jun 27, 2019

0
Por que é importante analisar o comportamento do meu consumidor

Por que é importante analisar o comportamento do meu consumidor?

A maneira de fazer marketing mudou. O marketing digital apresenta diversos conceitos interessantes, que visam usar a tecnologia para trazer uma forma mais eficiente de comunicação. Essa mudança foi necessária, especialmente, porque o público também evoluiu. Por isso, mais do que nunca, é importante analisar o comportamento do consumidor.

Como é o consumidor atual?

O consumidor atual é exigente, impaciente e mais informado do que nunca. Essa combinação de fatores significa, para as empresas, que é fundamental conhecê-lo muito bem.

Na verdade, conhecer o público sempre foi importante. Mesmo antes do marketing digital, as empresas faziam estudos sobre o seu público-alvo, de modo a encontrar formas de produzir campanhas mais eficientes para ele.

Por exemplo, a Harley Davidson conhece muito bem o seu consumidor. Ela conhece tão bem, que nós conhecemos. Basta pensar na marca que já vem a imagem e o perfil de quem a compra.

Porém, não são apenas empresas com uma identidade tão forte e única quanto esta que precisam conhecer o seu público.

A importância de conhecer o seu consumidor

A base de qualquer relacionamento é a comunicação. Seja amorosa, de amizade, profissional, familiar e entre empresa e seu cliente ou potencial cliente.

Em cada uma dessas relações, a comunicação precisa ser feita da melhor maneira possível. Só assim, existe a melhor chance de sucesso. Você pode querer dizer a mesma coisa, mas dificilmente vai falar do mesmo com a sua mãe e com um amigo.

O mesmo se aplica aos clientes. Sua empresa pode querer vender o mesmo produto ou serviço, mas dificilmente a forma de se comunicar com o público é única. Cada perfil de cliente tem a sua preocupação, os seus desejos, suas crenças, enfim, um conjunto de características praticamente infinitas que definem o seu comportamento.

Um exemplo clássico de marketing digital, é uma empresa que vende tênis. Ela tem um modelo esportivo, feito para corridas, e um modelo mais estiloso, baseado na marca de um artista famoso. Apesar de ser o mesmo produto, tênis, são consumidores diferentes ou ainda, o mesmo consumidor, em momentos diferentes. Por isso, é mais importante saber como ele se comporta, para saber o que ele quer e quando ele quer.

Quer saber como isso funciona para a sua empresa? Então entre em contato por e-mail ou WhatsApp.

Se comunicando de forma mais eficiente

Por conta disso, que é tão importante conhecer o seu consumidor. Ao analisar seu comportamento, você pode descobrir bastante informação sobre ele, que irá ajudar a vender o seu produto de maneira mais eficiente.

Isso é importante na comunicação. Seu produto ou serviço tem uma lista enorme de vantagens, mas os benefícios podem ser mais ou menos importantes para cada consumidor, de acordo com o seu comportamento.

Alguns podem priorizar a segurança, outros a versatilidade ou até mesmo o design. Seja o que for, conhecendo seu comportamento, você sabe o que é mais importante para ele e a melhor forma de entregar o que ele precisa.

Felizmente, hoje em dia, isso é possível de maneira muito mais fácil. Certamente, você já ouviu falar sobre conceitos como o Big Data, a Inteligência Artificial e diversos outros. São essas tecnologias que trazem a informação necessária para conhecer o comportamento do consumidor. A partir disso, é possível criar perfis ou até mesmo canais de comunicação direta com o cliente.

As empresas podem enviar ofertas específicas, promoções específicas, produtos relacionados a compras anteriores, conteúdo relevante para fortalecimento da relação, enfim, são diversas técnicas que podem ser empregadas para melhorar a relação e a abordagem ao cliente. Mas para isso, é preciso conhecê-lo.

Quer saber mais sobre o assunto e aplicá-lo no seu negócio? Então, entre em contato por WhatsApp ou e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *