5 dicas para montar um planejamento de Marketing Digital assertivo! - Seek Web
Telefone: (11) 99119-5050 - (13) 3356-1538

5 dicas para montar um planejamento de Marketing Digital assertivo!

maio 22, 2018

0
5 dicas para montar um planejamento de Marketing Digital assertivo!

5 dicas para montar um planejamento de Marketing Digital assertivo!

Posted in : Blog de Marketing Digital on by : Rafael Oshiro

O marketing digital percorreu um longo caminho em pouco tempo. Olhando para trás, há apenas alguns anos ele ainda era uma novidade. Hoje é absolutamente essencial. No entanto, sem um forte plano de marketing digital, sua empresa nunca verá o tipo de crescimento que poderia alcançar.

Isso porque o plano de marketing digital influencia tudo o que você faz online. É a sua fundação, então precisa ser sólido. Ele diferencia a sua marca ou empresa da concorrência e se você não sabe para onde quer ir não chegará a lugar algum. Sem um plano de marketing digital é mais fácil perder o foco. Então, entender como montar um deles é fundamental para encontrar sucesso.

Como criar um plano de marketing digital

A primeira vez que você tenta algo é geralmente a mais difícil. Então, se é sua primeira tentativa de criar um plano de marketing digital e você está um pouco intimidado por tudo isso, é compreensível.

De muitas maneiras, o livro de regras digital ainda está sendo escrito. Com novas estratégias e técnicas surgindo o tempo todo. Então, se este é seu primeiro passo para montar um plano de marketing, ou se você esteve lá antes e só quer aproveitar mais as coisas desta vez, siga nossa estratégia de 5 passos para criar um plano de marketing digital de sucesso.

1. Defina seus objetivos de marketing digital

Pergunte a si mesmo: “O que eu quero alcançar?”. São vendas maiores? Mais clientes e leads? Uma melhor posição no mercado? Ou todas as opções? Esses objetivos se tornam os objetivos do seu plano de marketing digital. E eles precisam ser claros, mensuráveis e realizáveis.

Eles também devem ser específicos. Porque o próximo passo na criação do seu plano de marketing digital é determinar os principais indicadores de desempenho (KPIs) para esses objetivos. Os KPIs são o que você usa para medir o progresso do seu plano. Dependendo do que você estabeleceu como metas, esses KPIs podem ser métricas, como custo por lead por canal, taxa de conversão ou retorno do investimento em publicidade.

O crescimento é bom. Mas é realizado ao longo do tempo. Não durante a noite. Portanto, ao definir o valor de seus KPIs é importante manter as expectativas alinhadas às conquistas anteriores de marketing digital. Você quer mirar alto o suficiente para ver uma melhora em relação ao ano anterior, mas precisa mantê-lo real também.

Uma vez que seus objetivos estejam estabelecidos e você tenha descoberto os KPIs que estará usando para medir o progresso, é hora de decidir o método que você usará para medir esses progressos. Felizmente, existem ótimas opções por aí.

Como o Google Analytics, uma fantástica ferramenta gratuita que mede a conversão. O Google Analytics também fornece análises valiosas de mídia social que você pode usar para rastrear seus efeitos de mídia social.

2. Analise os efeitos da sua atual estratégia de marketing digital

Erros não são nada para se envergonhar. Contanto que você seja capaz de aprender algo ao cometê-los. Portanto, antes de elaborar um novo plano de marketing digital, analise o plano do ano anterior. Continue fazendo qualquer coisa que possa estar funcionando. Mas onde as coisas não estão funcionando, comece a pensar em como mudar o seu plano.

Pode ser benéfico avaliar as estratégias de marketing de sua concorrência também. Porque muitas vezes há muito a aprender com o que eles estão fazendo certo. E se você pode aprender com um erro que a competição fez antes de fazer você mesmo, esse é um buraco a menos do qual você nunca mais terá que se desentocar.

Os relatórios de comparativo de mercado no Google Analytics são uma ótima maneira de acompanhar a concorrência.

3. Crie uma nova estratégia e defina um plano de ação

Você tem seus objetivos e KPIs no lugar. Você deu uma olhada longa e cuidadosa no melhor e no pior esforço do ano anterior. E tem uma boa ideia do que está funcionando (e o que não está) para seus concorrentes.

Agora é hora de criar seu novo plano de marketing digital, que inclui tudo o que você precisa se concentrar no ano seguinte.

• O que precisa ser feito?
• Quem vai fazer isso?
• Quais recursos serão necessários para realizá-lo?

Use os KPIs para determinar quais ações de marketing digital funcionarão melhor para você. E lembre-se de seus objetivos. Você está procurando aumentar seu número de leads? Então, pode fazer sentido criar mais conteúdo de alta qualidade com backlinks relevantes e autoritários.

Procurando converter mais leads em clientes? Tente uma abordagem mais proativa em sua próxima campanha de marketing. Pratique a coleta de dados, ajuste sua estratégia, alinhe-se aos parceiros certos e você estará mais perto de dominar a arte de criar planos de marketing digital bem-sucedidos.

4. Construa uma equipe de pessoas capazes e obtenha recursos

Uma equipe é tão forte quanto seu elo mais fraco. Nós ouvimos a expressão um milhão de vezes. E há muita verdade nisso. Porque até mesmo o melhor plano pode se tornar um problema se não houver uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos em implementá-lo.

E como os recursos são definidos de acordo com suas metas de negócios, você precisa definir um orçamento – e cumpri-lo. Pequenos desvios aqui e ali são uma coisa. Mas exceder significativamente as limitações do seu orçamento definido atrasará as coisas em geral.

5. Transforme seu plano de marketing digital em ação

Potencial de energia é bom. Mas a energia cinética está ativa e é o tipo de energia que você obtém resultados. Um plano é bom também. Mas até que esse plano esteja ativo e colocado em ação, você nunca verá um resultado.

Defina sua linha do tempo. Segmente os clientes e faça deles uma oferta que a concorrência não pode ou não quer. Pense grande e considere tudo o que contribui para SEO e para um rankeamento mais elevado. Um plano de marketing digital sólido é abrangente, portanto, reserve tempo para o marketing de mídia social e influenciadores.

Mantenha seu site atualizado. Esteja atento a fatores como a velocidade de carregamento da página, o que pode ter um efeito adverso na experiência do usuário. Avalie regularmente seu progresso. E, principalmente, esteja disposto a fazer ajustes em seu plano de marketing digital, já que as condições exigem mudanças.

Pode parecer complicado, mas com os profissionais certos e boa estratégia, você verá os resultados acontecerem. Na Seek Web o resultado final é a nossa maior preocupação. Para mais informações sobre nossos serviços, entre em contato pelo site ou pelos telefones (13) 3356-1538 ou (11) 99119-5050.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *