WhatsApp : (13) 99164-2015

3 dicas para aplicar as estratégias de Outbound Marketing na sua empresa

nov 7, 2019

0
3 dicas para aplicar as estratégias de Outbound Marketing na sua empresa

3 dicas para aplicar as estratégias de Outbound Marketing na sua empresa

O Outbound Marketing consiste em uma importante estratégia de prospecção de clientes. Você já o conhece? Sabe como aplicá-lo em sua empresa?

Nos acompanhe nesse texto e confira as dicas que vão te ajudar a potencializar seus negócios. Boa leitura!

Conhecendo o Outbound Marketing

De fato, o Marketing consagrou a sua importância no sucesso de todo e qualquer negócio. Atualmente, são diversas as táticas de Marketing que auxiliam as empresas na prospecção de clientes, que podem ser divididas em basicamente dois tipos: Inbound e Outbound Marketing.

O Outbound Marketing é um processo de prospecção ativa, isto é, trata-se de uma estratégia que visa abordar clientes em potencial, que se enquadram no público-alvo de uma determinada empresa. O termo pode até não ser tão conhecido, mas nos deparamos com o Outbound Marketing a o todo momento, seja em propagandas na TV e no YouTube, em outdoors ou até mesmo em ligações de telemarketing.

Diferente do Inbound, que tem foco em mecanismos para atrair os potenciais clientes e se respalda em uma prospecção passiva, o Outbound Marketing identifica seu público e parte para a abordagem, de modo a apresentar as vantagens de seus produtos/serviços.

Aplicar o Outbound Marketing exige bastante preparo, vamos conferir algumas dicas?

Outbound Marketing na prática: 3 dicas valiosas

Estruture bem a sua equipe de vendas

Como já vimos, a abordagem é o ponto chave do Outbound Marketing, daí a importância de estruturar uma equipe de vendas qualificada. Diversas formas de estruturação de equipe surgiram no intuito de otimizar o processo de prospecção, entre elas, destaca-se a contribuição do engenheiro norte-americano Aaron Ross. Vamos conhecê-la!

Ross propôs um modelo de equipe baseado na segmentação e especialização dos profissionais de venda, dividindo-os em três grupos.

O primeiro grupo é composto pelos especialistas em identificar clientes em potencial. Eles são responsáveis por encontrar o público-alvo da organização e direcioná-lo para o segundo grupo da equipe.

No segundo grupo encontram-se os especialistas em prospecção. São eles que fazem a primeira abordagem e apresentam a marca.

Já no terceiro grupo encontram-se os responsáveis em finalizar a venda. Eles finalmente fazem a transição de leads para clientes.

Com esse modelo, a equipe obtém mais foco por meio da especialização e pode alcançar ótimos resultados.

Seja qual for o modelo de equipe que você irá seguir, atente-se sempre a uma estruturação de qualidade e que se encaixe com a realidade de sua empresa.

Tenha um roteiro de vendas bem elaborado

O contato com os leads é sempre muito determinante no sucesso das vendas. Em vista disso, um planejamento prévio é essencial para que a comunicação flua de forma produtiva e favorável tanto para o lead como também para a empresa.

Assim sendo, o roteiro de vendas precisa levar em consideração todas as etapas que compõem esse processo, assim como precisa se atentar em alinhar seu discurso com os desejos e necessidades de seu lead. Além disso, um bom roteiro de vendas também se antecipa aos possíveis obstáculos que envolvem o processo de venda e cria mecanismos para superá-los.

Invista na persuasão, mas evite ser inconveniente

Você certamente já se deparou com um telemarketing insistente, não é mesmo? Pois bem, a última dica consiste justamente na importância em saber usar a persuasão sem aborrecer o lead.

Uma venda ideal é aquela em que o lead se sente confortável e instigado a conhecer a marca apresentada. Portanto, obter as informações necessárias para uma boa apresentação e se preocupar com o que o lead tem a dizer são dicas indispensáveis para uma abordagem de qualidade.

A importância do Outbound Marketing para sua empresa: 3 vantagens

O Outbound Marketing ainda mantém a sua importância na prospecção de clientes, mesmo com a popularização do Inbound. Entre as suas vantagens, destaca-se o retorno sobre o investimento, que se dá de forma mais rápida se comparada ao Inbound Marketing, que por sua vez, precisa de mais tempo para atingir seu público.

Também é válido destacar a rapidez na validação das táticas desse tipo de prospecção. A estratégia de Outbound Marketing é capaz de obter um feedback de seu desempenho em um prazo bem menor, tendo em conta sua atuação ativa.

Por fim, também podemos destacar que o contato no Outbound Marketing é bem mais focado e com maiores chances de conversão, afinal de contas, a abordagem é seletiva e conta com um planejamento prévio de apresentação.

Enfim, as estratégias de Marketing são essenciais para um bom resultado nas vendas e estão à nossa disposição para serem bem exploradas, basta avaliar qual melhor se encaixa na sua empresa e partir para a prática!

Gostou do texto? Entre em contato conosco via formulário ou pelo nosso WhatsApp e conheça nossos serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *