WhatsApp : (13) 99164-2015

Influenciadores digitais: saiba como eles podem ser utilizados na sua estratégia

dez 19, 2019

0
Influenciadores digitais: saiba como eles podem ser utilizados na sua estratégia

Influenciadores digitais: saiba como eles podem ser utilizados na sua estratégia

Com a consolidação da internet, as configurações sociais e de mercado mudaram completamente. Hoje, estar presente nos meios digitais não é mais um diferencial, é algo elementar.

A diferença é como utilizar desta ferramenta e adotar estratégias assertivas para atuar nas plataformas digitais. A internet possui uma linguagem específica e necessita de conhecimento acerca do Marketing Digital.

Anúncios são imprescindíveis, mas hoje não é mais viável depender exclusivamente deles. É preciso se atualizar e aderir às novas tendências do Marketing Digital.

Nesse panorama, nos últimos anos surgiu uma figura, hoje, bastante popular no mundo digital: o digital influencer. Mas o que seria isso?

O que é um digital influencer?

O digital influencer corresponde a uma pessoa que por meio da internet consegue influenciar as pessoas. Normalmente essa figura se consolida em determinado nicho, mas existem alguns que influenciam uma audiência mais ampla.

Figuras como Whindersson Nunes, Jout Jout, Felipe Neto, entre outros, alcançaram notoriedade por meio da internet. Algo impensável há uns dez anos, época em que pra ter visibilidade mínima era preciso estar na televisão.

Uma das provas de que a internet mudou todos os paradigmas. Os influenciadores digitais são referências, contudo, existem influenciadores regionais e que atendem determinada audiência, sendo mais acessíveis. É um meio em ascensão e bem diversificado.

O que se deve ter em mente no Marketing Digital é que utilizar de influenciadores na internet é uma estratégia assertiva. Esse é o chamado Marketing de Influência. O Marketing de Influência visa engajar a audiência online por meio de influenciadores digitais que sejam referência no segmento em questão.

Influenciadores são mediadores que tendem a gerar bastante engajamento. Sem falar que usar de pessoas para estratégias de marketing, torna as ações mais humanizadas e palpáveis.

Como utilizar influenciadores digitais em estratégias de marketing?

Ao escolher um digital influencer para sua marca é preciso bastante cautela. Primeiramente é necessário conhecer o público que a marca atinge e o público em potencial que pretende atingir.

A escolha precisa ser pautada na perspectiva de que o influenciador escolhido dialoga com a marca e com o público. É preciso coerência. Assim como é imprescindível investigar acerca da vida do influenciador, afinal, ele estará representando a marca e isso é muito sério.

O número de seguidores é algo que deve ser levado em consideração, mas não ser um critério de exclusão, afinal, influenciadores de nicho não podem ser ignorados.

Influenciadores de nicho não possuem, necessariamente, um grande número de seguidores, mas possuem uma audiência engajada em determinado segmento. Audiência não necessariamente quer dizer engajamento, ter discernimento dos termos é fundamental.

É importante também compreender a rede social que o trabalho em parceria será realizado. A linguagem do Youtube difere da linguagem do Instagram, por exemplo.

As formas de utilizar o digital influencer na divulgação de um produto variam. Pode ser, por exemplo, por contrato, caso em que o influenciador é pago para falar do serviço.Também existe o recebido do mês, situação em que os influencers mostram o que receberam frente à audiência. Nesse caso, o produto é apenas mostrado.

Existem também outras opções, mas o importante no Marketing de Influência é deixar ser algo fluido e não engessado. Nesses casos, a espontaneidade é importante, afinal, o objetivo é tornar a ação de marketing mais humanizada.

Acesse nossa página

Somos uma empresa de consultoria de Marketing Digital referência na área. Acesse nossa página, visite nosso conteúdo e entre em contato via formulário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *