WhatsApp : (13) 99164-2015

Funil de marketing: como aplicar na estratégia do meu negócio?

jun 13, 2019

0
Funil de vendas: como aplicar na estratégia de marketing do meu negócio

Funil de marketing: como aplicar na estratégia do meu negócio?

O funil de marketing é um dos modelos estratégicos que mais vem sendo usado para mapear a jornada de compra e saber as melhores formas de entrar em contato com o usuário, sempre de acordo com a etapa do funil em que ele se encontra. Se você quer aplicar essa técnica no seu negócio, chegou ao lugar certo! Vamos te explicar como pôr em prática a estratégia de funil de marketing.

Como é composto o funil de marketing?

O funil de marketing dependerá de cada modelo de negócio, porém normalmente o funil mais comum segue as seguintes etapas:

Visitantes (Topo do Funil)

Esta etapa é quando o usuário está aprendendo e descobrindo sobre um problema ou necessidade que ele tem. Para educar esse visitante, você pode fornecer conteúdos, como infográficos e e-Books, que sejam relevantes para o seu nicho de mercado. Foque em conteúdo de atração.

Em troca desse material, solicite os dados dessa pessoa, para que você possa fazer com que, em breve, ela se torne um lead e avance no funil de marketing.

Vamos a um exemplo, supomos que o seu negócio venda marmita congelada fit. Nesta etapa do funil você não quer mostrar ao visitante que a sua intenção é vender a marmita. Você quer apenas atrair ele. Assuntos que você pode abordar no topo de funil para esse negócio podem ser: “A má alimentação pode matar”, “Como a falta de tempo está afetando a alimentação dos brasileiros”, “E-book com as doenças que mais matam no Brasil e como evitá-las”.

Leads (Meio do Funil)

Nesta etapa, o usuário vai reconhecer que ele tem o problema, e precisa buscar uma solução para ele. Entretanto, ele se encontra sem saber ao certo como encontrar essa solução.

Usando o exemplo acima, ele percebe que está se alimentando mal e que ele pode sofrer as consequências disso, em breve. Para ajudá-lo nesta etapa, você pode oferecer, por exemplo, uma planilha personalizada onde ele pode planejar a alimentação semanal, para que ele consiga se alimentar de forma mais saudável.

Você está com dificuldade de conseguir mapear a jornada de compra do seu cliente? Nós podemos te ajudar! Preencha nosso formulário e nós entraremos em contato com você!

Oportunidades e Venda (Fundo do Funil)

Nesta etapa é a hora de você convencer que o seu produto pode ajudar a resolver o problema deste lead. Você já sabe, seguindo o mesmo exemplo, que o seu lead já tem a consciência de que se alimenta mal e com o download da planilha, ele já te mostrou que tem interesse em reverter essa situação.

Agora, é a hora que você apresenta o seu produto e todas as vantagens de ter marmitas fit no congelador, a um passo de colocar no micro-ondas e comer uma comida saborosa e saudável.

Entenda que se você oferecer o seu produto lá para aquele visitante no topo do funil, ele encarará aquilo como propaganda sem sentido e é bem provável que ele nem preste atenção. Porém, aqui no fundo do funil você já sabe com quem está falando. É muito mais fácil de você conseguir fazer uma venda para esse lead do que para o visitante.

Agora que você já conhece cada etapa do funil, é hora de mapear a jornada de compra do seu negócio e colocar a sua criatividade em prática para criar conteúdo para cada etapa do funil e fazer com que as suas vendas decolem.

Nós somos uma equipe especializada em marketing digital e podemos pensar junto com você em estratégias de marketing para ajudar o seu negócio a expandir. Entre em contato conosco através do nosso formulário ou WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *