WhatsApp : (13) 99164-2015

Funil de vendas: saiba como ele pode aumentar a conversão da sua empresa

jul 4, 2019

0

Funil de vendas: saiba como ele pode aumentar a conversão da sua empresa

Conforme o mercado evolui, as técnicas de vendas e prospecção de clientes também evoluem. É uma forma de acompanhar a competitividade natural do mercado, encontrar a melhor maneira de atrair o público e trazer mais sucesso para os negócios. Sendo assim, confira como o funil de vendas pode aumentar a conversão da sua empresa!

Funil de vendas: saiba como ele pode aumentar a conversão da sua empresa

O que é o funil de vendas?

A teoria do funil de vendas remete a entender o “caminho” que o cliente faz pelo processo de compra, desde o momento em que ele reconhece que tem um problema ou um desejo, até o pós-compra.

Vamos dar um exemplo bem prático. Digamos que um amigo seu está casando e combinou que todos os padrinhos e madrinhas usem a mesma cor. Então, você precisa comprar uma camisa social da cor que ele pediu. Você reconheceu que tem um problema.

O próximo passo então é procurar por soluções para o seu problema. Nesse momento, você busca informações. Visita lojas ou um shopping perto da sua casa para procurar a camisa que você precisa.

Mas, dificilmente você compra na primeira loja. É normal visitar outras lojas para procurar alternativas. Consulta o preço, a qualidade do tecido e outros fatores, até tomar a decisão. Então, após encontrar a camisa ideal, você toma a decisão de compra.

Durante os próximos dias e no casamento, você avalia como a camisa desempenhou seu papel. Ela foi confortável? Você recebeu elogios? Sentiu-se bem? Você tem um aprendizado e classifica a experiência como boa ou ruim para a próxima vez que você precisar. Esse exemplo ilustra bem o caminho de compra, e na teoria, ele segue a seguinte fórmula.

  1. 1 – Reconhecimento do problema;
  2. 2 – Busca por informação;
  3. 3 – Consideração de alternativas;
  4. 4 – Decisão de compra;
  5. 5 – Avaliação pós-compra.

Esses passos se encaixam perfeitamente com o comportamento do consumidor na era digital.

Como usar o funil de vendas para aumentar a conversão da empresa?

O funil de vendas é um espelho desta jornada. Nele, você irá avaliar os clientes que estão em cada processo do caminhoe tratá-lo de forma diferente, de acordo com o que ele espera e precisa em determinado momento.

No exemplo da camisa, a jornada e o funil são simples. O processo leva apenas algumas horas e bem direto. Porém, quanto mais complexa a compra, maior é o funil. Por isso, ele precisa variar de empresa para empresa, de acordo com a jornada do cliente.

O importante é sempre reconhecer onde ele está no funil. Por exemplo, se ele ainda não sabe que tem um problema ou desejo, a empresa jamais pode “criar” essa demanda, mas pode ajudar o cliente a percebê-la. Um exemplo clássico é que ninguém sabia que precisava do smartphone, até que ele foi revelado para o mundo.

A importância da informação

Na fase de busca por informação, é exatamente isso que o cliente quer e precisa. Informação para aumentar a confiança tanto no seu produto, como na sua marca. Apressá-lo a tomar a decisão de compra pode afugentá-lo, se ele ainda não está pronto para tomá-la.

Toda comunicação é mais eficiente quando é feita no momento certo. E este é o objetivo do funil de vendas, ajudar a reconhecer o momento em que o seu cliente está, para que você possa usar a abordagem perfeita para se comunicar com ele. Assim, sua conversão é muito maior e você ajuda o seu cliente a caminhar pela jornada. Evidentemente, sua empresa passa a vender muito mais.

Quer saber mais sobre este e outros conceitos do marketing digital? Então entre em contato pelo formulário abaixo ou pelo WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *