WhatsApp : (13) 99164-2015

Saiba quais são as principais etapas do funil de vendas

jul 18, 2019

0

Saiba quais são as principais etapas do funil de vendas

Você é empresário e o seu negócio não tem um funil de vendas definido? Então vem com a gente nesse conteúdo, que será muito útil para facilitar a sua tomada de decisão na hora de planejar como você irá adquirir novos clientes.

Saiba quais são as principais etapas do funil de vendas

O funil de vendas também pode ser chamado de pipeline e ele está diretamente relacionado à jornada de compra do seu cliente. O funil de vendas é divido por três etapas e os clientes são distribuídos em cada etapa dependendo da maturação que eles estão na jornada de compra. Conheça cada etapa e como criar estratégias para ter mais conversões no final do mês!

Topo do Funil (ToFu)

Essa é a parte mais larga do funil, a parte de cima e é conhecida como a de aprendizado e descobertas. Nessa etapa, o visitante se encontra na seguinte situação: ele não está interessado em comprar nada específico, pois ele ainda não sabe que possui um problema ou uma dor.

Já a empresa atrai o cliente através de conteúdo e consegue os primeiros contatos (mesmo que de forma digital) com esse visitante, iniciando um reconhecimento de marca e relacionamento. Nesta etapa, o visitando chega ao seu site através de uma pesquisa que ele fez no Google.

Vamos supor que a sua empresa vende sistemas altamente tecnológicos de alarmes residenciais e empresariais. O visitante mora na mesma cidade que a sua empresa está localizada e ele vai ao Google para buscar informações sobre o número de assaltos na cidade nos últimos meses.

Imagine que você tenha um blog e você já abordou esse assunto. Veja que esse conteúdo tem um ar informativo, sem a intenção de vender um alarme para a casa dele. Outro conteúdo que você pode abordar como empresa é “Dicas de segurança para proteger você e sua família”.

Os melhores conteúdos para esse tipo de conteúdo são os mais fáceis de compreender visualmente como infográfico, posts de redes sociais e artigos mais curtos no blog da empresa. Quer colocar essa estratégia em prática dentro do seu negócio e não sabe por onde começar? Entre em contato com o nosso time, nós podemos lhe ajudar!

Meio do Funil (MoFu)

Aqui o visitante ali do topo do funil já virou um lead, pois ele irá reconhecer o problema e considerar uma solução para isso. É nessa etapa que você irá oferecer possíveis soluções.

Utilizando o mesmo exemplo acima, aqui a sua empresa irá mostrar ao lead quais são as possíveis soluções de segurança para que ele e a família dele não sofram por momentos desagradáveis e que coloquem a vida deles em risco.

É nesta etapa que você começa a educar o lead e mostrar como um sistema tecnológico de segurança é uma ótima opção a se considerar. Para conteúdos nessa etapa, indicamos que eles sejam um pouco mais longos e completos. Você pode optar por e-books e até fazer webinar mostrando todas as funcionalidades e até situações simuladas para demonstrar o uso do alarme.

Fundo do Funil (BoFu)

Essa é a etapa final, lá no fundo do funil, onde você já conseguiu afunilar bastante e preparou o lead para que ele se torne oportunidade.

Nesta etapa, o usuário está praticamente pronto para ser abordado por alguém do seu time de vendas. Antes de um contato pessoal, você pode disponibilizar para essa pessoa, cases de sucesso do seu produto, pesquisas de mercado que comprovem que o uso do seu produto foi eficiente, etc.

Quando o seu time de vendas entrar em ação com o contato pessoal, o lead já está bem próximo e convencido a efetuar a compra, ou seja, o seu time precisará investir menos tempo de convencimento e explicação do produto e mais tempo em fortalecer o relacionamento, mostrar bom atendimento e caminhar junto com o lead para a conversão.

Se você quer mapear a jornada de compra do seu cliente e definir quais estratégias o seu negócio deve colocar em prática em cada etapa do funil de vendas, entre em contato com o nosso time pelo nosso formulário ou WhatsApp. Nós somos especializados em marketing e podemos ajudar a sua empresa a converter mais vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *